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O PROCON - PROGRAMA DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR, em Barra Mansa, foi criado há 26 anos, e hoje é considerado um dos maiores do Brasil, no tocante ao atendimento proporcional à população. Nos últimos 4 (quatro) anos, atendeu mais de 20.000 (vinte mil) pessoas, e realizou cerca de 5.000 (cinco mil) audiências de conciliação, e cerca de 1.000 (mil) processos administrativos foram abertos.

O Índice de resolutividade atual é de aproximadamente 95% das reclamações.

Os processos administrativos abertos e as dezenas de autuações e constatações efetivadas por nossos fiscais, ajudam a manter esse alto índice de resolutividade;

Em 2016, foram realizados até o momento, 3.357 atendimentos presenciais, cerca de 3.000 atendimentos telefônicos, designadas 985 audiências de conciliação, diversas fiscalizações junto ao comércio, 9 pesquisas de cesta básica, 1 pesquisa de material escolar, 1 pesquisa de ovos de páscoa.

Estamos realizando manutenção no PROCON, onde já efetuamos a troca do telhado, e nos próximos dias as instalações serão pintadas.

O horário de atendimento continua das 8:00h às 16:30h, e os telefones de contato são (24) 21063420 e (24) 21063461, no seguinte endereço : Rua Luiz Ponce, 263, Centro, Barra Mansa/RJ (Pátio da Prefeitura).

A telefonia fixa e móvel lideram as reclamações, com cerca de 40% do montante, seguida das grandes lojas de varejo com 21% e bancos/cartões de crédito com 20%.

A principal reclamação dos consumidores em relação ao comércio local é direcionada às grandes lojas de varejo aqui instaladas, tais como demora na entrega dos produtos adquiridos, produtos entregues com defeito, e falta de informação adequada sobre as condições de pagamento. Sobre esses problemas, o PROCON já começou a intensificar sua fiscalização, inclusive com lavraturas de autos de infração.

O PROCON, ainda, está preparando cartilhas para orientação ao consumidor sobre relações de consumo, bem como fará realizar cursos e palestras nos colégios, associações de bairro, entidades classistas, e outros, para que os consumidores fiquem cientes de seus direitos, e das atribuições deste órgão.

Aconselhamos sempre o consumidor a exigir a nota fiscal, a solicitar o protocolo de suas reclamações, bem como procurar se informar das condições de pagamento e das taxas de juros incidentes na compra de produtos e serviços, e a procurar este órgão no caso de dúvida ou problemas no atendimento.

Ao comércio, para empresas e lojas, orientamos para que bem atendam o consumidor em suas solicitações, respondendo suas dúvidas, trocando produtos defeituosos. É a "famosa" transparência. Um quesito que muito irrita o consumidor é o SAC, que muitas vezes não funciona, ficando aquela musiquinha irritante em nossos ouvidos. Isto quando não somos transferidos interminavelmente para outros atendentes de outros setores do SAC até a ligação cair, e sermos vencidos pelo cansaço, para desistirmos da reclamação.


São direitos do consumidor:

  • Proteção à vida e à saúde;
  • Educação para o consumo;
  • Liberdade na escolha de produtos e serviços;
  • Informação sobre produtos e serviços;
  • Proteção contra publicidade abusiva e enganosa;
  • Proteção contratual;
  • Indenização;
  • Acesso à justiça;
  • Facilitação da defesa de seus direitos;

O PROCON de Barra Mansa funciona no pátio do Campla (Centro Administrativo Municipal Prefeito Luiz Amaral), na Rua Luiz Ponce, 263, Centro.

Os telefones de contato são (24) 2106-3420 e 2106-3461. O horário de funcionamento é segunda a sexta-feira, das 08h às 16h30.

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